Conversas Instigantes

CONVERSAS
INSTIGANTES

    ESPAÇO JANETE COSTA – Uma das características mais marcantes da arquiteta pernambucana Janete Costa, falecida em 2008, era valorizar a cultura regional. Ela pesquisou, produziu e divulgou a arte popular e o artesanato no decorrer de sua trajetória profissional.

    Ao inserir os objetos artesanais em seus projetos, se deu conta da necessidade de sugerir alguns ajustes nas peças, a fim de conseguir uma maior harmonização nos seus ambientes em termos de escala e proporção. Dessa forma, criou um projeto chamado Interferências, no qual um grupo de arquitetos e designers interfere no trabalho artesanal com o propósito de orientar os artesãos, sugerindo alterações, transformando o desenho de produtos, preservando, contudo, os valores culturais dos objetos artesanais. “Interferir sem ferir”, dizia Janete sobre o trabalho desenvolvido.

    Idealizado por Janete em 2002, o Espaço Interferência na Fenearte, há algumas edições rebatizado com o nome da arquiteta, segue com a proposta de inserir elementos do artesanato e da arte popular em ambientes contemporâneos, dando provas de suas versatilidades e promovendo novos olhares.

    Trocas - Visando promover um intercâmbio entre artesãos locais e do resto do Brasil, a Fenearte trará para o Espaço Janete Costa 03 mestres artesãos de Minas Gerais: José Alves da Silva (Caraí), Margarida Pereira da Silva (Caraí) e Lucineia de Souza (Taiobeiras). Trata-se de uma oportunidade para troca de experiências e reforçar o conceito da Feira de valorizar a arte popular.

    Rodas de Conversas - Para reforçar este importante legado, o Espaço Janete Costa será ponto de encontro para discussões, aprendizados e reflexões. Entre os dias 07 e 13 de julho, sempre às 16h, a já tradicional roda de conversas com especialistas de perspectivas diversas contará com a seguinte programação:

    Dia 07/07 às 16h
    Artesanato e Arte Popular
    Ricardo Gomes Lima - RJ Antropólogo , professor da UFRJ , pesquisador e curador de artesanato e arte popular, membro do Conselho da Arte Sol;
    Adelia Borges - SP Jornalista, Curadora, crítica de design, Doutora Honório pela UNESP e membro do Conselho da Arte Sol;
    Bel Juruna - PA Artista e designer indígena da etnia JURUNA.

    Dia 08/07 às 16h
    Movimento Mangue - Moda
    Evêncio Vasconcelos - Produtor do Mercado Pop
    Eduardo Ferreira – Estilista e figurinista criador da estética mangue
    Período Fértil – Marcia Lima e Clesinho Santos, moda
    Fag – Osman Frasão- moda
    Beto Normal – estilista e figurinista

    Dia 11/07 às 16h
    Design artesanal
    Erico Gondin-CE Artista e designer
    Rodrigo Ambrósio -AL Artista, designer
    Marcenaria Olinda- PE Fernando Ancil
    Projeto Riquezas da mata –Ipojuca –PE SEBRAE e Imaginário Pernambucano

    Dia 12/07 às 16h
    Movimento Manguebeat - Música
    Paulo André – Idealizador e produtor do Abril pro Rock
    Fred Zero Quatro – Compositor e cantor do Mundo Livre S/A
    Canibal – Cantor e compositor
    Renato L – Jornalista, produtor cultural
    Louise França – Filha de Chico Science

    Dia 13/07 às 16h
    Movimento Mangue cena artística
    Juliana Notari , Artista Visual
    Maurício Castro, Artista plástico
    Fernando Perez
    Jacaré
    Leopoldo Nobrega




Todos direitos reservados © Fenearte • Termos de usoPolítica de privacidade • Produzido por DNAnet